Wednesday, July 22, 2015

Acampando no Litoral do Rio de Janeiro e Espirito Santo – 2ª parte
LITORAL SUL DO ESPÍRITO SANTO E GUARAPARI
Para quem quer conhecer o litoral sul do Espírito Santo, há boas e diferentes opções de Camping. Sem dúvida o melhor e mais bem estruturado é o Camping do Siri um pouco afastado de Marataízes e a 1 km da Lagoa do Siri, que mantém também uma grande pousada e estutura de um clube - http://www.campingsiri.com.br. É um camping antigo, de mais de 35 anos com ampla área, perfeito para crianças, sendo que mantém inclusive recreadores. Próximo a esse camping, existe uma outra opção mais simples, mas também boa, que é o Camping do Jubarte.




Camping do Siri (Marataízes, ES). Interessante e harmoniosa solução para os trailer permanentemente instalados.


Camping do Siri (Marataízes, ES) – ampla área, com uma restrita para quem procura mais silêncio.




Camping do Jubarte, a sudoeste de Marataizes e alguns quilômetros do Camping do Siri, perto do trevo de Jerusalém e Boa Vista. Estrutura simples à beira da praia.



Grata descoberta desse camping – Camping Porto Grande, voltado para encosta de um morro, oposto ao mar. Excelente opção para quem procura sossego e natureza.

Muito apreciado na região o peroá – mais conhecido em São Paulo como porquinho – é servido frito. Nas inúmeras peixaria de Marataizes, Itaóca e Itaipava, chega a custar R$ 5,00 o quilo, vendido já limpo. Em áreas menos turísticas, o preço chega a R$ 3,00  o quilo.


Concentração provável do mineral ilmenita (óxido de titânio) de cor preta, que dá o nome de diversas praias da região. Essa concentração, juntamente com o mineral radioativo, se dá por serem minerais mais densos do que o quartzo – mais abundante. As ondas de marés, quando avançam, com mais energia, trazem todos minerais juntos, mas ao voltar, com menos energia, carregam apenas o quartzo, menos denso, deixando os mais pesados (a preta ilmenita e a monazita), como uma bateia natural.



Intensa movimentação pesqueira no porto de Itaipava, com inúmeras peixarias.




Moqueca Capixaba – diferente da bahiana, não leva óleo de dendê e leite de coco. Ao fundo a Lagoa do Siri em Marataizes.
Outras duas opçôes de campings são próximos entre si – o Itaóca (praiadeitaoca.com.b/), menor, e o Itaipava (campingitaipava.com.brl), aproximadamente 2 km um do outro, nas praias de mesmo nome, no Município de Itapemirim (ES). Ambos camping foram engolidos pelo crescimento urbano e seus ruídos. O Camping Itaipava tem ainda um salão de festa, então consulte antes a direção sobre possíveis festas agendadas, se estiver à procura de silêncio.







Estaleiro no porto de Itaipava, onde se guarda  ainda o ofício de construção de barcos de pesca de madeira.



A oeste de Itaoca-Itaipava, próximo à Marataizes, extensa área de restinga da Marinha. Devem usar para treinamentos, mas não deixa de ser uma forma de preservar extensa área de restinga da especulação imobiliária.
Perguntei à minha filha Camila se ela gosta de acampar conosco e ela respondeu que sim, principalmente por ficar mais em contato com os pais e poder ler seus livros. Minha esposa disse que gosta de acampar devido ao retorno às coisas simples da vida.



Nossa cozinha no Camping Itaipava (Espírito Santo).


  
Voltando para São Paulo pela antiga Rio-Bahia, hoje Rodovia do Aço, tendo ao fundos os maciços graníticos do Espirito Santo.

A viagem foi realizada entre 10 e 21 de julho de 2015.

2 comments:

  1. Nossa... Deu a maior vontade de viajar acampando, Boggiani. Adorei os relatos!!!
    :)

    ReplyDelete
  2. Querida Flávia - bom saber sua opinião - o objetivo do blog é esse mesmo, incentivar mais famílias a acampar, principalmente em campings com maior contato possível com áreas naturais.

    ReplyDelete