Wednesday, July 22, 2015

Acampando no Litoral do Rio de Janeiro e Espirito Santo – 1ª parte

Após anos vivenciando o Litoral Norte de São Paulo, e sua continuidade no Rio de Janeiro, até as praias de Trindade e Paraty, não poderia mais adiar uma visita a tão comentada Búzios e Arraial do Cabo. Valeu a pena, e ainda complementada pelas praias do Espírito Santo, ao sul de Guarapari.
Ficamos em dois campings  - os Dunas do Peró, em Cabo Frio e o Itaipava, na praia de Itaipava (Espírito Santo).
É uma pena não termos muitas opções para acampar, tendo como meta um camping à beira da praia e longe dos ruídos urbanos, onde se possa dormir ouvindo o bater forte das ondas nas praias e acordar apenas com o som dos pássaros.
Muitos campings foram instalados em áreas afastadas, com acesso por estradas de terra. Com o tempo, as cidades cresceram e cercaram os campings. As estradas de terra foram asfaltadas e por elas inúmeros escapamentos descarregam seus gases e vibrações, acentuadas pelas motos de escapamento aberto.
CABO FRIO e ARRAIAL DO CABO (RJ)
O Camping do Peró (www.pousadadunasdopero.com.br) , a 4 km do centro de Cabo Frio e a 10 km de Búzios, é cercado por condominios. Mantém a vegetação nativa, coroada por imensas bromélias, e fica à beira da estrada que liga Cabo Frio a Búzios, mas é uma boa opção, apesar dos incessante ruído dos carros, caminhões e ônibus. Alguns quilômetros no sentido de Búzios, o Camping dos Eucaliptos (tranchodoseucaliptos.com.br) é também uma boa opção, acrescida da área da fazenda onde está instalado. Até que podiam mudar a área de acampamento, mais para as matas.


Nosso acampamento no Camping Dunas do Peró (Cabo Frio, RJ), nas sombras da mata de restinga, parcialmente preservada.
O Camping Dunas do Peró conta com uma boa estrutura, mas não tem cozinha coletiva, nem geladeira à disposição. Tem uma boa piscina e para ir à praia, há a necessidade de condução. Mas a localização para os diversos pontos turísticos – Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo – é boa.
A oeste de Arraial do Cabo, no estreito cordão arenoso que divide as lagoas de Araruama e o mar, em elevação de 3 a 4 metros, existe uma escola de kitesurf que estruturou um camping simples (Sítio Santa Clara) para servir seus alunos. É uma boa opção (telefone 22 99784-8721 - http://sitio-santaclara.blogspot.com.br/) e conta com cozinha coletiva.

Área de camping no Sítio Escola Santa Clara, a oeste do Arraial do Cabo

Na região de Cabo Frio é possível comprar bons e frescos peixes, mas não como no Litoral do Espírito Santo, onde a pesca comercial é ainda muito presente.


Na grelha, uma fresca e saborosa anchova.
No Camping Dunas do Peró, tivemos a oportunidade de conhecer um tradicional campista – o Sr. Luiz e sua esposa Joana. Ele acampa desde a época do crescimento da prática, ao final dos anos 1970, com uma bangalô da Capri. Desta barraca, cujo tecido se desfez com o tempo e uso, sobraram as ferragens, que usa para montar uma interessante estrutura. Ela mantém um blog e é um grande incentivador da prática - http://ocampista.com.br  com boas dicas de camping.
Estavam lá também a Beth e a Fernanda, mãe e filha de São Bernardo do Campo, que se iniciam e se deliciam com a prática campista. Elas seguem o Sr Luizinho Campista pelo Facebook e foram para o Camping Dunas do Peró após a mensagem dele que estaria por lá. Conhecemos também uma família de Osasco, cujas filhas, em seu primeiro acampamento, ressaltavam ser essa a melhor viagem que já tinham feito. Sinais de que a prática campista vem crescendo novamente.


Sr. Luizinho Campista com a família em sua bangalô no Camping do Alemão em 1983 (foto extraída de seu blog - http://ocampista.com.br).

Sr. Luizinho Campista e sua esposa Joana na estrura que usa atualmente para acampar, com as ferragens de sua antiga bangalô.(Fonte - http://ocampista.com.br)




BUZIOS (RJ)

Em Búzios procuramos por um camping, mas parece não existir mais. A oeste de Búzios existem as placas indicativas, mas não o encontramos, nem onde era sua antiga localização.
Foi em Búzios a instalação da primeira placa com informações geológicas da iniciativa do Caminhos Geológicos, do Serviço Geológico do Rio de Janeiro. Essa placa explica a relação da geologia da região com a da África, quando as duas massas continentais se encontravam unidadas e formavam uma gigantesca cadeia de montanhas. O mapa da placa era usado por um guia para explicar a alguns turistas o trajeto que poderiam fazer e a visita a uma exposiçao de rocha, onde seria possível entender a origem do planeta! Fiquei curioso em saber de onde tirou essa informação, já que as rochas ali não são assim tão antigas.
Em Arraial do Cabo e em outras localidades da região, existem outras placas desse que é considerado um  dos melhores projetos de divulgação das Geociências do Brasil. Demais informações podem ser encontradas no site http://www.caminhosgeologicos.rj.gov.br/.

In

Informações sobre a evolução geológica da região nas placas do Caminhos Geológicos do Serviço Geológico do Rio de Janeiro.

2 comments:

  1. Serviços de corte e dobra de chapas, cantoneiras, metalon, chapas. www.portoacoeferro.com.br

    ReplyDelete